O Carnaval da Liberdade 2025 seguiu sua jornada com mais um dia repleto de ritmos, dança e arte nas ruas e palcos de Belo Horizonte. Nesta segunda, dia 03, a energia da folia se intensificou com apresentações que misturaram a tradição do samba com novas linguagens e performances de rua.
Palácio do Samba
O Palácio do Samba recebeu, das 13h às 21h30, uma programação que resgatou o melhor do samba mineiro e sua história. O público acompanhou o Sambinha da Liberdade, que abriu as atividades com o espetáculo Circo Solo, da Cia. Circo em Transe, numa performance que uniu a magia do circo à emoção do samba.
A Roda de Samba reuniu grandes nomes do gênero, trazendo representantes de Juiz de Fora e Uberlândia, como o grupo Ponto do Samba, além de Fabinho do Terreiro e Pirulito da Vila. A energia da Bateria Show da Escola de Samba Cidade Jardim contagiou o público, acompanhada dos primeiros e segundos casais de mestre-sala e porta-bandeira, que encantaram com sua dança tradicional.
Já a Velha Guarda do Samba emocionou a todos com um desfile de lendas do samba mineiro. Nomes como Kadiola da Vila, Assis Maneiro, Barbanache do Pandeiro, Eliane di Minas, Lili Lemos, Sandra Mara e Selminha BH subiram ao palco para um show repleto de memória e tradição.
O Cinema do Palácio do Samba deu continuidade a sua programação gratuita, exibindo os documentários Vai Manter a Tradição: O Samba em Juiz de Fora (2020) e Roda – com a Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte (2011), reforçando a importância do audiovisual na preservação da história do samba.
Iara Fernandes é moradora de João Monlevade, mas preferiu Belo Horizonte para viver a folia do carnaval este ano, “eu escolhi comemorar o carnaval aqui, porque é uma festa linda, do respeito da amizade, por isso eu trouxe o meu filho também para o Palácio do Samba para conhecer um pouco da história de Minas e celebrar esse momento tão especial. Tem sido mágico e agradável!, completou.
Via das Artes
Amazonas
A Via das Artes Amazonas manteve a vibração carnavalesca durante todo o dia. Os blocos Baianas Ozadas e Ziguiriguidum arrastaram multidões, promovendo momentos de pura alegria.
À noite, o Quarteirão Eletrônico levou o público a uma experiência sonora e visual única. A DJ Paula Vilarino comandou a pista com uma seleção especial, enquanto as projeções do VJ Visual de Folclore Mineiro trouxeram elementos da cultura popular para as ruas. A Trupe do Circo de Rua também se apresentou, encantando foliões com malabarismos e performances acrobáticas.
Andradas e Brasil
Nas avenidas Andradas e Brasil, o carnaval seguiu com força total. O Bloco Havayanas Usadas e o Swing Safado fizeram a festa nas ruas pela manhã e à tarde, arrastando foliões ao som de seus tradicionais ritmos.
À noite, o Quarteirão Eletrônico ofereceu experiências sensoriais marcantes. Na Via das Artes Andradas, o DJ Tom McGuigan trouxe uma seleção especial de batidas eletrônicas, acompanhada pela animação digital VJ Céu Estrelado, que recriou o céu durante a folia. Já na Via das Artes Brasil, o DJ Markko conduziu a festa com mixagens envolventes, enquanto o VJ Noite: Cores do Carnaval proporcionou um espetáculo visual interativo.
As intervenções da Trupe do Circo de Rua em ambos os locais completaram a festa, misturando arte circense e carnaval de maneira única. Acrobatas e malabaristas trouxeram cor e movimento às ruas, tornando a experiência ainda mais memorável.
Marc Bellmann veio direto da Alemanha para curtir o Carnaval da Liberdade 2025, em poucas palavras em português ele disse: “eu gosto de tudo no carnaval de Belo Horizonte, do som, da cerveja e de como é uma festa familiar”.
O Carnaval da Liberdade 2025 segue deixando sua marca como um dos mais vibrantes do país, celebrando o samba, a diversidade e a cultura mineira em uma grande festa popular.
O Instituto Cultural Aurum é responsável pela Produção Artística do projeto “Via das Artes”, em parceria com a Codemge, Fundação Clóvis Salgado e APPA. Uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, para promoção do Carnaval da Liberdade 2025, dentro do AMA (Ano Mineiro das Artes).
Confira a programação deste terça-feira:
PALÁCIO DO SAMBA
Dia 04/03
Horário: 13h às 21h30
- 13h às 15h: Sambinha da Liberdade + Espetáculo Circo Solo
- 15h: Roda de Samba das Mulheres: Tia Elza (Divinópolis – Oeste), Fabiana Lima (Montes Claros – Norte), Heloísa Almeida (Diamantina – Jequitinhonha), Ana Proença.
- 19h30: Grande Show das Mulheres do Samba (Com Doris, Luciene Gomes, Eliete Ná, Cacá Monclair, Régia Lopes, Diza Franco e Conceição Oliveira e Cida Reis)
CINEMA NO PALÁCIO DO SAMBA
Entrada Gratuita | Dia 04/03
Mostra Gratuita sobre o Samba Mineiro e suas Raízes
- 14h: Mamão: Sambas e Memórias na Cidade Iluminada (Carlos Fernando Cunha, Juiz de Fora-MG, 2022) | Livre | 66 min
- 17h: Luz da vida inteira (Maria de Fátima Augusto, BH-MG, 2007) | Livre | 45min
VIA DAS ARTES AMAZONAS
Concentração Amazonas (número 507)
Dispersão Amazonas (número 77)
Horário: 8h às 20h. Dia 04/03
Blocos:
- Terça: 8h – Funk You/ 14h – Baianeiros
Quarteirão Eletrônico
HORÁRIO: 19 às 20H
- Segunda: Dj Tom McGhigan
- VJ Visual de Folclore MINEIRO – Estímulos visuais inspirados na cultura MINEIRA.
- Trupe do Circo de rua
VIA DAS ARTES ANDRADAS
Concentração Andradas (número 3560)
Dispersão Andradas (número 4000)
Horário: 8h às 20h. Dia 04/03
Blocos:
- Terça: 8h – Ordinários/ 14h Lavô tá Novo
Quarteirão Eletrônico
HORÁRIO: 19 às 20H
- Segunda: Dj Carlos Kroeff
- VJ Céu Estrelado – Animação digital que representa o céu durante a folia.
- Trupe do Circo de rua
VIA DAS ARTES BRASIL
Concentração Brasil (número 1285)
Dispersão Brasil (número 883)
Horário: 8h às 20h. Dia 04/03
Blocos:
- Segunda: 8h – Fala Mal/ 14h Bartucada
Quarteirão Eletrônico
HORÁRIO: 19 às 20H
- Segunda: Dj Valber
- VJ Noite: Cores do Carnaval – Visual interativo em celebração às cores do carnaval.
- Trupe do Circo de rua
Informações para a imprensa
Luz Comunicação – Jozane Faleiro – 31992046367 – jozane@luzcomunicacao.com.br
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult)
imprensa@secult.mg.gov.br