A linguista e escritora Conceição Evaristo e a multiartista Leila Maria estarão em Vilha Velha na terça-feira, dia 21 de maio, às 19h30, no Parque Cultural Casa do Governador para mais uma edição do programa “Sílabas e Sons”, em um bate-papo musical conduzido pelo professor decano da PUC Rio, Júlio Diniz, com a participação especial da Orquestra Jovem Capixaba.
O programa é uma realização da Aurum Produção e Eventos, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo e com o Governo do Estado de Minas Gerais.
Conceição Evaristo, conhecida por obras como “Ponciá Vicêncio”, é uma renomada romancista, poetisa e contista. Sua literatura contemporânea destaca-se pelo empoderamento feminino e pela denúncia veemente da discriminação racial. Homenageada em diversas Feiras Literárias, em 2022 assumiu a Cátedra Olavo Setúbal na USP, em 2023, foi reconhecida com o Prêmio Juca Pato como Intelectual do Ano e recentemente tomou posse na Academia Mineira de Letras (AML).
Leila Maria, por sua vez, possui mais de 30 anos de carreira como jornalista, cantora, compositora e professora. A talentosa artista carioca foi vice-campeã do “The Voice +” em 2021, colaborando na cena musical com ícones como Ed Motta, com quem compartilhou uma faixa do CD ‘Dwitza’ (Universal). Seu mais recente lançamento, o álbum “Ubuntu” (2022), conta com participações especiais de Maria Bethânia e da pianista Maíra Freitas, filha de Martinho da Vila e irmã de Mart’nália.
Os encontros proporcionados pelo programa “Sílabas e Sons” são oportunidades incríveis para explorar o universo da literatura ao som de boas músicas e conversas envolventes. Além disso, o público terá a oportunidade de compreender a trajetória e os talentos de duas personalidades marcantes da cultura brasileira, cujas carreiras são verdadeiramente multifacetadas.
Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente pela plataforma Sympla a partir de 13 de maio. O Programa incentiva a ação solidária de doação de 1kg de alimento não perecível por participante que será destinado às entidades sociais de atendimento às crianças e adolescentes de Vila Velha.
O programa “Sílabas e Sons” é conhecido por oferecer um ambiente único de bate-papo com personalidades renomadas das artes nacionais. Júlio Diniz, Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC Rio, é o responsável pela curadoria e condução das conversas.
Orquestra Jovem Capixaba
A Orquestra Jovem Capixaba é composta por diversos jovens e adolescentes, músicos em formação profissional, mas já com vasta experiência no mercado local. A iniciativa une a música de câmara e sinfônica com estilos urbanos, como samba, rap, pop, funk e outros, sendo desenvolvida em áreas de vulnerabilidade social na região da Grande Vitória.
A iniciativa conjunta da TonoBooks Produções LTDA e do Instituto Cultura Viva tem transformado a vida de crianças e adolescentes das principais comunidades da Grande Vitória. Juntos, realizam diversos projetos com jovens e adolescentes sob a coordenação do presidente e maestro Eduardo Lucas, referência nacional em orquestras e ensino musical.
O Sílabas e Sons
O Programa Sílabas e Sons, desde de 2022, já recebeu milhares de pessoas e promoveu encontros com renomados artistas e o público, como Zezé Motta, Toni Garrido, Leila Maria, Elisa Lucinda, Jorge Vercillo entre outros no Museu Boulieu, na cidade de Ouro Preto, e no Museu de Mariana, rota do turismo histórico de Minas Gerais.
Em cada encontro mensal o programa aproxima o público da trajetória de nomes consagrados por meio de um bate-papo descontraído entremeado de performances e canções. O programa é um convite para que o público se aproxime da trajetória desses artistas, suas histórias de vida, curiosidades sobre a carreira, revelando suas opiniões e valores, possibilitando o diálogo direto, dinâmico e produtivo com o público.
Ao contar com a mediação de Júlio Diniz, pesquisador, ensaísta e professor decano da PUC Rio, o projeto tem como objetivo ampliar a compreensão da trajetória bem-sucedida, mostrando também o trabalho árduo que acontece por trás dessas carreiras, desmitificando muito da aura que cerca a profissão do artista.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.
Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org