Projeto integra o Via das Artes, iniciativa do Governo de Minas para promoção do Carnaval da Liberdade 2025, dentro do AMA (Ano Mineiro das Artes)
Um marco para o repertório carnavalesco de Minas Gerais é o que representa o projeto Trilhas do Carnaval MG, que reunirá composições autorais de artistas mineiros, com coordenação do músico Henrique Portugal, reconhecido pelo trabalho na banda Skank.
O álbum inédito com canções de 14 blocos mineiros é realizado em parceria com a Playlist Oficial Carnaval de Beagá e integra o projeto Via das Artes, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, para promoção do Carnaval da Liberdade 2025, dentro do AMA (Ano Mineiro das Artes).
O lançamento do projeto aconteceu nesta quarta-feira, dia 26, às 11h, na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes. A ação resgata, registra e promove canções que são a essência do carnaval da capital mineira, um dos principais do país. A playlist conta ainda, com uma versão especial da música “Minas Gerais”, interpretada por Henrique Portugal, com participação de Geo Ozado, fundador do bloco Baianas Ozadas, e Pri Glenda, idealizadora do Bloco da Pri e vocalista dos blocos Juventude Bronzeada e É o amô.
Além de garantirem a gravação profissional das músicas que embalam a folia nas avenidas, os blocos terão seus hits disponibilizados nas diversas plataformas de streaming, rádios e nas principais avenidas de Belo Horizonte, Amazonas, Andradas e Brasil, que compõem a Via das Artes. Cada avenida funciona como um palco a céu aberto, oferecendo uma programação cultural diversificada e acessível.
Henrique Portugal, selecionou e gravou em estúdios profissionais, ressalta a importância desta ação: “Ano passado fizemos a primeira edição deste projeto de forma independente. Com a parceria do Governo do Estado e a possibilidade da playlist tocar na Via das Artes, o projeto tomou proporções muito maiores. Quem ganha é a música mineira e o carnaval de Minas, que passa a ter sua identidade musical. A intenção é colaborar com a profissionalização dos blocos e a geração de receita ao longo do ano, incentivando a produção de músicas autorais”..
Os coletivos foram selecionados no Edital 01/2025 Trilhas do Carnaval/MG, realizado em parceria entre o Instituto Cultural Aurum, Unoh Music e a Fundação Clóvis Salgado, com patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE).
Blocos que integram a playlist oficial do Carnaval Mineiro
Bloco da Cinara – A Mulher do Futuro – Cinara Ribeiro
Afoxé Bandarerê – Quem Acreditava/Pelas Ruas da Cidade – Tata Kamusénde e Tata Kilunji
Magia Negra –Tubarão de Yemonjá – Camilo Gan
Abre Que Tô Passanú –Deixa Rolar – Danilo Favato / Avelino de Paula Lara Filho
Baque de Mina – Lugar de Mulher – Daniela Ramos
Pisa na Fulô – Hino do Pisa na Fulô – Drica Mitre
Todo Mundo Cabe no Mundo– Todo Mundo Cabe no Mundo – Marcelo Xavier
Bloco do Odilara – Na Volta do Sol – Eurípedes Neto / Renato Rosa
Românticos São Loucos – Aquilombar BH – Marcos Catarina
Volta Belchior – Apelação – Celso Moretti
Bloco do Sebá – Caboclinho – Sebá
Seu Vizinho – A Namoradeira – Diogo de Paula / Diego Chassi
Juventude Bronzeada – Hoje Eu Só Quero Amar – Pri Glenda
Baianas Ozadas – Yayá Marabô – Geo Ozado, Pablo Moraes, Priscila Magalhães